quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Banco de Sementes Chega a Todas as Comunidades


A Prefeitura Municipal de Lagoa de Velhos, através da secretaria de Agricultura e o escritório local da Emater-RN, realizaram nessa quarta-feira (29), uma oficina sobre Banco de Sementes. A ação teve como principal objetivo apresentação das diretrizes do programa Banco de Sementes.

O evento foi realizado na agrovila São Paulo, na ocasião foram cadastrados 42 famílias que serão atendidas pela referida politica publica. Onde cada agricultor recebera a quantia de 5kg de milho, 5 kg de feijão e 3 kg de sorgo forrageiro gratuitamente entre os meses de (fevereiro/março 2019).  Totalizando 210 kg de feijão, 210 kg de milho e 126 kg de sorgo forrageiro.

O Técnico da Emater Francisco Evangelista apresentou as vantagens do banco de semente na comunidade, que se dá pelo fato dos produtores receberem sementes de excelente qualidade, e ao final da safra do ano em evidencia o produtor  devolverá a mesma quantidade recebida para o Presidente do banco de sementes daquela comunidade, eleito por aclamação e que terá a responsabilidade de ser um guardião, estas sementes devem ser devolvidas aos produtores na safra seguinte ou para atender emergencialmente as famílias em caso de desastres para atendimento emergencial.

O Secretário de Agricultura José Valceí Souza, relatou a este Blog que o Banco de Sementes do município de Lagoa de Velhos atende hoje 100% das comunidades rurais; Bom Descanso-ligação, Queimadas-Arisco, Jucuri-Arapua, Umari, P.A Potengi, Agrovilas São Pedro, São Paulo e São Tomé. Beneficiando mais de 200 famílias assistidas pelo programa.

A documentação necessária para participar do programa é muito simples, e o último dia do mês de agosto é sempre a data fim para inscrição. Apresentem cópias de documentos pessoais como, CPF, identidade e comprovante de residência, e sejam bem-vindos ao Programa Banco de Sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário