A prefeita de Lagoa de Velhos, Sonyara Ribeiro, participou no último sábado (08), de um debate com o Irani Medeiros (poeta/escritor) e Osvagrio Ferreira (historiador), sobre a vida e obra do maior poeta popular do RN, Fabião das Queimadas.
O encontro aconteceu no bairro Cidade Alta, na Estação do Cordel, em Natal. Poetas, escritores natalenses e várias pessoas participaram da roda de conversa sobre o nosso querido Fabião.
Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha, nasceu escravo, em 1848, na Fazenda Queimadas, do coronel José Ferreira da Rocha, no atual município de Lagoa de Velhos. faleceu em 13 julho de 1928, aos 80 anos, de tétano, em uma pequena fazendola de sua propriedade, chamada “Riacho Fundo”, próximo a Serra da Arara e ao Rio Potengi, na atual cidade de Barcelona/RN.
Nas suas cantorias sempre repetia o seu “Redondo, Sinhá”, que era uma espécie de coro. Em determinados versos, também servia de prefixo. Fabião era analfabeto, por isso gostava de ditar para alguém escrever versos ou quadrinhas de sua autoria. Calcula-se que tenha se extraviado 90% de sua produção. É lamentável, mas infelizmente o folclore do Rio Grande do Norte, muito perdeu da literatura de cordel do famoso poeta dos vaqueiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário