domingo, 6 de janeiro de 2019

João Redondo e Boi de Reis Animaram Lagoa de Velhos

Na noite deste sábado (05) aconteceu dois belos espetáculos folclóricos no centro da cidade de Lagoa de Velhos/RN, que foi o João Redondo e o Boi de Reis. Essas duas belas apresentações reuniu um grande publico de adultos e crianças lagoenses, estiveram também presentes, a prefeita Sonyara Ribeiro, secretários, vereadores e o Dr. Woden Madruga (apologista literário) que se divertiram bastantes com os cômicos personagens dos dois espetáculos.

Os custos financeiros deste evento, foram em grande parte bancados pela população lagoense.


Esse evento foi organizado pelos lagoenses Osvagrio Ferreira e Cleiton Soares, com apresentação de Chico das Soldas, e a parte  musical ficou com Doutor voz e violão.

Chico das Soldas, Osvagrio Ferreira e Chico da Viúva
Para o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, o mamulengo é o mesmo que o guignol francês ou algo de não importância e o pupazzi italiano. Em todos eles há uns panos à frente, atrás dos quais se escondem um ou mais manipuladores que dão voz e movimento aos bonecos. Suas apresentações eram em praça pública, em geral, na periferia das cidades durante os festejos religiosos, apresentando geralmente uma temática bíblica ou sobre atualidades.

Chico da Viúva (manipulador de fantoches)
As raízes mais remotas desse espetáculo espalham-se pela Ásia (China e Índia), de onde ele emigrou depois para a Turquia.

Inicialmente, este era um brinquedo eminentemente popular, não só pela forma de bonecos, mas igualmente pela linguagem rústica dos apresentadores.

Quando se transferiu para a Europa, através da Turquia, o Teatro de Bonecos refinou-se de tal forma que passou a ser uma brincadeira predileta dos monarcas, sendo apresentado dentro dos palácios.

Os fantoches são feitos de madeira, metal, papel, palha, barro, etc... São vestidos a caráter. Geralmente, cada boneco tem o seu nome e a sua personalidade. Em todas as representações, nunca saem de uma determinada "linha de conduta". Assim o chorão, o briguento, o valente, o bondoso, sempre se apresentam com seus predicados, pelos quais se tornam conhecidos. Além desses personagens humanos, há também os bichos.

Com a vinda dos bonecos para o Brasil, o brinquedo retornou às suas origens primitivas. O que antes era um teatro refinado, voltou a ser, nas mãos dos "calungueiros" do Nordeste, uma diversão da população simplória.

Atualmente, o mamulengo faz parte da cultura popular nordestina, sendo praticada desde a época colonial. Retrata situações cotidianas do povo que a pratica, tratando geralmente de situações cômicas e sátiras.


Já o Boi de Reis é o auto mais completo do folclore brasileiro. É composto com a dança, musica, poesia e teatro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Sendo tudo isso regado a muito improviso distribuído em até duas horas de espetáculo.

Andreia Ferreira, Sonyara Ribeiro e Andson Ferreira
Dr. Woden (escritor, jornalista, crítico literário, etc...)
Cleiton Soares (organizador do evento)












Nenhum comentário:

Postar um comentário