quarta-feira, 29 de agosto de 2018

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Lagoa de Velhos/RN





O Município de Lagoa de Velhos realizou na manhã desta terça-feira (28) o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – edição 2017-2020. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de várias autoridades do Município e representantes de várias categorias.


A Prefeita Sonyara Ribeiro, destacou a importância da adesão do município ao Selo UNICEF e ressaltou a importância do trabalho intersetorial das principais Secretarias; Assistência Social, Saúde e Educação para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente.


Sonyara Ribeiro (prefeita)
A articuladora municipal do Selo Unicef, assistente social Luzeneide Medeiros, falou que o fórum propicia um espaço de discussão, para que representantes da sociedade possam discutir como estão os serviços oferecidos, informar sobre a rede de atendimentos a crianças e adolescentes, e traçar um plano para melhorar estes atendimentos. O selo e o reconhecimento de que o município se preocupa com nossas crianças e adolescentes.

Luzeneide Medeiros (assistente social e mobilizadora do selo UNICEF)
Os adolescentes estavam em grande número no Fórum e segundo a mobilizadora e coordenadora do CRAS, Josefa Luiza, a participação dos jovens, especialmente os do NUCA (Núcleo de cidadania dos adolescentes) estimula o protagonismo juvenil e é muito importante, para que eles possam ter ‘voz’ e discutir os direitos na sociedade.




Seguindo a metodologia do Selo Unicef os participantes se organizaram em grupos de trabalho para o debate e elaboração das estratégias que vão nortear as ações até 2020 acerca de vários temas como: o Direito ao registro civil, Protagonismo dos jovens, Mortalidade infantil, Obesidade infantil, Gravidez na adolescência, evasão escolar, qualidade na educação, dentre outros temas voltados a atingir os  objetivos do Selo UNICEF. 



SOBRE O SELO


O Selo Unicef é uma iniciativa voltada à implementação das políticas públicas, estimular a atuação intersetorial, promover a mobilização social, incentivando o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los e tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel institucional de:

1. Garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos;
2. Garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis;
3. Prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência;
4. Promover o engajamento e participação dos cidadãos.


Marcelo Samuel (vereador)

João Pedro Xavier (representante do NUCA)
Nildo Galdino (vice Prefeito)
Diego Xexeu (chefe de gabinete)
Edijânia (assistente social)
José Rocha Neto (secretário de Saúde)
João Paulo (conselheiro tutelar)



Valderi (Conselheiro Tutelar)
Grupos 2 e 8
Grupos 3 e 4
Grupos 5, 6 e 7
Grupos 9 e 10
Sonia Ribeiro (secretária da assistência social)






Nenhum comentário:

Postar um comentário