segunda-feira, 30 de abril de 2018

Emater-RN presta assistência aos agricultores de Lagoa de Velhos/RN


Agricultores familiares do município de Lagoa de Velhos recebem assistência técnica da Emater-RN, em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, para promoverem a diversificação na produção. Desde fevereiro, a equipe técnica da Emater-RN, do escritório local de Lagoa de Velhos, vem realizando o acompanhamento da produção agrícola de 35 famílias, das comunidades de Iguatu, Queimadas e Jucuri.

Entre os serviços prestados podemos destacar, orientações técnicas para melhorar o desenvolvimento da atividade na propriedade das famílias assistidas pela Emater-RN. Orientações para o plantio de forragens com ênfase no sorgo e milho, produção de silagem, assegurando alimentação de qualidade para o rebanho nos períodos de estiagem, onde há pouca pastagem e seu valor nutricional é baixo. 


O agricultor Francisco Dimas de Souza, da Agrovila São Pedro, beneficiário do Programa Segunda Água, foi um dos primeiros a receber a visita dos técnicos da Emater-RN e trabalhar com o consórcio de culturas. Hoje sua produção está diversificada e está trabalhando com forragens, sorgo forrageiro, palma gigante e orelha de elefante. Além das culturas anuais: milho, feijão e fava. E fruteiras: caju, acerola, melancia e manga.

Uma das principais limitações no processo de gerenciamento de uma unidade produtiva familiar é a ausência de um planejamento pautado em informações técnicas e temáticas compatíveis com o potencial produtivo da propriedade, sem estas informações a chance de sucesso do produtor na atividade diminui significativamente.


Neste sentido e fundamental que o produtor seja orientado e acompanhado pelo técnico da Emater-RN, realizando diagnóstico da propriedade e logo após planejamento embasado nas informações coletadas para maximizar a produção agropecuária do produtor aproveitando todo o potencial da propriedade e as condições climáticas da localidade.


Como resultado o produtor poderá aproveitar ao máximo a área da sua propriedade e a potencialidade, uma técnica que está sendo bastante utilizada para máxima produção e aproveitando de área com o consórcio de culturas. 

Consórcio de culturas

É caracterizado pela maximização de espaço mediante o cultivo simultâneo, num mesmo local, de duas ou mais espécies com diferentes características quanto à sua arquitetura vegetal, hábitos de crescimento e fisiologia. Essa técnica é extremamente interessante especialmente quando se quer maximizar o aproveitamento da água disponível no solo ou do período chuvoso.

Fonte:
https://blogrndestaque.blogspot.com.br/2018/04/emater-rn-presta-assistencia-aos.html?m=1#.WudDJRsCHWE.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário